Filmes e Livros

Livros relacionados à gastronomia


A Fisiologia do Gosto - Brillat Savarin


O jurista francês se esforçou em explorar os mais diferentes aspectos e fatos da cultura gastronômica de seu país, e escreveu um primeiro importante tratado gastronômico, respeitado até os dias atuais.








L’art de la cuisine française au XIX siécle - Antonin Carême
O século XIX é considerado a época de ouro da culinária francesa. Com sua atuação profissional e seus diversos livros, Antonin Carême contribuiu de maneira significativa para consolidar no plano mundial a reputação da haute cuisine (alta cozinha) francesa.








Clássicos da literatura culinária - Rudolf Trefzer
Incrível coletânea dos mais importantes livros da história da gastronomia. Desde o primeiro livro de receitas escritos, aos tratados modernos de Ferran Adriá. De Guillaume Tirel, o Taillevent, a Paul Bocuse, esse livro é obrigatório para quem quer entender a gastronomia e suas origens.








Larousse Gastronomique
Principal livro de técnica culinária do planeta. Tem duvida como é um corte, como fala o nome de determinada técnica, como faz determinado passo-a-passo? Não tenha! A Larousse está aí para isso. Ela guia todo e qualquer chef, objeto fundamental de estudo para cozinheiros.






La Cuisine du Marché - Paul Bocuse
Nos anos 1960, alguns jovens chefs da cozinha francesa começaram a se distanciar do legado gastronômico de Carême e Escoffier, e passaram a praticar uma nouvelle cuisine, que se destaca pela leveza, frescor, e fantasia criativa. 








Fonte: http://whatthefood.com.br/16-livros-de-gastronomia-que-voce-tem-quer-ler-antes-de-morrer/ (Acessado dia 06/11/2014 às 21:14)

______________________________________________________
Filmes relacionados à gastronomia

Estômago - Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas, Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).




Chocolate – Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.




Ratatouille - Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.



Toast – Conta a história de um garoto que, na década de 1960, encontra na culinária uma maneira de lidar com a morte da mãe e com as relações familiares. O filme é na verdade a biografia do chef inglês Nigel Slater. A mãe dele não é capaz de fazer nada mais elaborado do que torradas na cozinha. Quando a mãe morre, seu pai contrata uma empregada que cozinha divinamente bem e a cozinha vira território de guerra entre os dois.






Super Size Me - O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald’s, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.






http://www.dedodemoca.net/destaque-da-semana/filmes-sobre-gastronomia-nao-deixe-de-assisti-los/ (Acessado dia 04/11/2014 às 15:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário